SCIER: Segurança Contra Incêndio em Edificações – Recomendações

Acreditamos que este trabalho é um importante passo na área de SCI para as próximas gerações do Brasil. Após realizar um Seminário com a apresentação de 15 palestras, apresentadas por professores doutores, oficiais e especialistas na área de SCI, disponibilizamos os artigos científicos e as recomendações para os próximos dez anos em nosso país, resultados deste evento, em uma publicação digital, que ficará disponível à sociedade brasileira na internet de forma gratuita.

A publicação foi possível graças a conceituadas instituições e empresas:

Realização:
Firek e UNICAMP

Apoio:
CBM-ES, CREA-ES, SEE, CAU-ES, LIGABOM, FUNDABOM, ABSpk, Ycon, ABPP, Revista Incêndio, SEBRAE,
GSI, UVV, Estácio de Sá e ABECE.

Patrocínio:
Athus, CKC, Guberovich Engenharia, HILTI, Ultragaz, Flex Foto Filme, IRB Brasil RE e MUTUA-ES.

Baixe o livro aqui.


A Segurança Contra Incêndio no Brasil

O livro “A Segurança Contra Incêndio no Brasil” reúne a vasta experiência de renomados profissionais em SCI, pesquisadores da Escola Politécnica e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, oficiais do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e consultores de empresas especializadas no assunto.

A publicação pela Projeto Editora em 2008 foi patrocinada por conceituadas instituições e empresas, tais como: ACE Seguradora, Aon Risk Services, Carrefour, Centro Brasileiro da Construção em Aço, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, EBL Consultoria, Elevadores Otis, Gerdau Açominas, Sul América Seguros e Ultragaz.

Baixe o livro aqui.


Modelo Nacional De Regulamento De Segurança Contra Incêndios E Emergências SENASP 2019

Brasília, 23/07/2019 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), instituiu o Modelo Nacional de Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Emergências. O Modelo Nacional, instituído pela portaria nº 108 e publicado nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União, visa a eficiência da Lei nº 13.425/ 2017.

A lei, que ficou conhecida como “Lei Kiss”, foi elaborada após a tragédia ocorrida na casa noturna “Boate Kiss”, em Santa Maria (RS), em janeiro de 2013, e que vitimou fatalmente 242 pessoas e feriu 680 outras. A Lei Kiss constitui um marco para a prevenção contra incêndio no Brasil.

O modelo agora sugerido pela Senasp propõe a padronização dos requisitos exigíveis nas edificações e áreas de risco, estabelecendo normas de segurança contra incêndios e emergências, além de subsidiar os estados e o Distrito Federal na atualização ou instituição das leis estaduais. A Secretaria Nacional de Segurança Pública realizará a divulgação e atualização do regulamento e a adoção ficará a critério dos estados e do Distrito Federal

Baixe o livro aqui.

Pin It on Pinterest