Fundamentos de Segurança Contra Incêndio em Edificações – Proteção Passiva e Ativa – FSCIE-PPA

A ideia do evento era mobilizar a sociedade e principalmente os operadores da Segurança Contra Incêndio na busca de alternativas para que os incêndios sejam evitados ou, quando aconteçam, que suas consequências danosas sejam minimizadas ao máximo, pois vários têm sido os incidentes envolvendo incêndios no País, com graves consequências, resultando na perda de vidas e enormes prejuízos materiais, oque ressalta a relevância da realização de eventos como este. Assim, com a participação de pesquisadores, professores e profissionais especialistas, de forma colaborativa, foram apresentados os temas relacionados à segurança contra incêndio nesta obra, disseminando a cultura prevencionista no tocante aos incêndios.

Realização:
Firek e Fundabom

Apoio:
ABPP, ABRAVIDRO, ABSpk, AEBOMBESP, CAU-BA, CAU-ES, CAU-SP, CB-24, CBCA, CREA-ES, FAU/USP, FEC/UNICAMP, GSI, IBAPE-SP, IBRACON, INCÊNDIO – REVISTA, Instituto de Engenharia, IMT, IPT, LIGABOM, MÚTUA-ES, NFPA, POLI/USP, SASP – Sind. Arq. SP, SECOVI-SP, SEE-ES SEESP – Sind. Eng. no Est. SP, SINDUSCON-SP, UNICAMP e YCON.

Patrocínio:
CREA-SP, ISB, SINDIGAS, ALBERT EINSTEIN, BASF, ABICHAMA, ABIVIDRO, MSA, PARQUE DA MÔNICA, SENIOR e ULTRAGAZ.

Baixe o livro aqui.


SCIER: Segurança Contra Incêndio em Edificações – Recomendações

Acreditamos que este trabalho é um importante passo na área de SCI para as próximas gerações do Brasil. Após realizar um Seminário com a apresentação de 15 palestras, apresentadas por professores doutores, oficiais e especialistas na área de SCI, disponibilizamos as artigos científicos e as recomendações para os próximos dez anos em nosso país, resultados deste evento, em uma publicação digital, que ficará disponível à sociedade brasileira na internet de forma gratuita.

A publicação foi possível graças a conceituadas instituições e empresas:

Realização:
Firek e UNICAMP

Apoio:
CBM-ES, CREA-ES, SEE, CAU-ES, LIGABOM, FUNDABOM, ABSpk, Ycon, ABPP, Revista Incêndio, SEBRAE, GSI, UVV, Estácio de Sá e ABECE.

Patrocínio:
Athus, CKC, Guberovich Engenharia, HILTI, Ultragaz, Flex Foto Filme, IRB Brasil RE e MUTUA-ES.

Baixe o livro aqui.


A Segurança Contra Incêndio no Brasil

O livro “A Segurança Contra Incêndio no Brasil” reúne a vasta experiência de renomados profissionais em SCI, pesquisadores da Escola Politécnica e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, oficiais do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e consultores de empresas especializadas no assunto.

A publicação pela Projeto Editora em 2008 foi patrocinada por conceituadas instituições e empresas, tais como: ACE Seguradora, Aon Risk Services, Carrefour, Centro Brasileiro da Construção em Aço, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, EBL Consultoria, Elevadores Otis, Gerdau Açominas, Sul América Seguros e Ultragaz.

Baixe o livro aqui.


Modelo Nacional De Regulamento De Segurança Contra Incêndios E Emergências SENASP 2019

Brasília, 23/07/2019 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), instituiu o Modelo Nacional de Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Emergências. O Modelo Nacional, instituído pela portaria nº 108 e publicado nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União, visa a eficiência da Lei nº 13.425/ 2017.

A lei, que ficou conhecida como “Lei Kiss”, foi elaborada após a tragédia ocorrida na casa noturna “Boate Kiss”, em Santa Maria (RS), em janeiro de 2013, e que vitimou fatalmente 242 pessoas e feriu 680 outras. A Lei Kiss constitui um marco para a prevenção contra incêndio no Brasil.

O modelo agora sugerido pela Senasp propõe a padronização dos requisitos exigíveis nas edificações e áreas de risco, estabelecendo normas de segurança contra incêndios e emergências, além de subsidiar os estados e o Distrito Federal na atualização ou instituição das leis estaduais. A Secretaria Nacional de Segurança Pública realizará a divulgação e atualização do regulamento e a adoção ficará a critério dos estados e do Distrito Federal

Baixe o livro aqui.


Éramos Vinte – A História do Corpo de Bombeiros de São Paulo

Para aqueles que apreciam conhecer um pouco da História dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, a FIREK também disponibiliza o livro “Éramos Vinte – A História do Corpo de Bombeiros de São Paulo”. Trata-se de uma narrativa bastante interessante, que conta a História do Corpo de Bombeiros de São Paulo, fazendo um paralelo também com o crescimento da Cidade de São Paulo, desde o Século XIX, até os dias atuais. O título do livro nos remete aos primeiros vinte homens destacados para atuarem como bombeiros quando o Estado de São Paulo ainda era uma Província.
É uma História empolgante, que teve seu início no século XIX, mais precisamente em 1850, quando um incêndio em um armazém, na Rua do Rosário, atual XV de Novembro, desencadeou toda uma discussão a respeito da necessidade de criação de um Corpo de Bombeiros em São Paulo, que só aconteceu, de fato, em 10 de março de 1880, após um outro incêndio ocorrido em 15 de fevereiro de 1880, que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco.

A História é dividida em períodos que agrupam, em média, duas décadas, traçando um paralelo com o significativo crescimento populacional da Cidade de São Paulo, que hoje é uma das maiores do Mundo!

Baixe o livro aqui.


ASFP está disponibilizando livros de Proteção Passiva, acesse aqui.