Segurando Computador Tablet

Éramos Vinte – A História do Corpo de Bombeiros de São Paulo

Éramos Vinte – A História do Corpo de Bombeiros de São Paulo

Para aqueles que apreciam conhecer um pouco da História dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, a FIREK também disponibiliza o livro “Éramos Vinte – A História do Corpo de Bombeiros de São Paulo”. Trata-se de uma narrativa bastante interessante, que conta a História do Corpo de Bombeiros de São Paulo, fazendo um paralelo também com o crescimento da Cidade de São Paulo, desde o Século XIX, até os dias atuais. O título do livro nos remete aos primeiros vinte homens destacados para atuarem como bombeiros quando o Estado de São Paulo ainda era uma Província.


É uma História empolgante, que teve seu início no século XIX, mais precisamente em 1850, quando um incêndio em um armazém, na Rua do Rosário, atual XV de Novembro, desencadeou toda uma discussão a respeito da necessidade de criação de um Corpo de Bombeiros em São Paulo, que só aconteceu, de fato, em 10 de março de 1880, após um outro incêndio ocorrido em 15 de fevereiro de 1880, que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco.

A História é dividida em períodos que agrupam, em média, duas décadas, traçando um paralelo com o significativo crescimento populacional da Cidade de São Paulo, que hoje é uma das maiores do Mundo!

001.png