Ludmila.JPG

Ms. Ludmila Corrêa

Arquiteta e Urbanista, mestre em urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, técnica em edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo. Responsável pelo desenvolvimento de projetos de combate a incêndio há 08 anos com experiência em aprovação de projetos de combate a incêndio. 

Docente em curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Doctum. Coordenadora de projetos na empresa Loft Arquitetura e Construção. Autônoma com ênfase em desenvolvimento de projetos de combate a incêndio. 

Marcelo Mitidieri.png

Ms Marcelo Mitidieri

Engenheiro Civil pela UNESP/Ilha Solteira. Mestre em construção civil pela Escola Politécnica/USP. 

Trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT como pesquisador junto ao Laboratório de Segurança ao Fogo e Explosões, atualmente representa o Instituto Falcão Bauer da Qualidade – IFBQ (Polo de Negócios de Inovação na Construção Civil) junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional nos programa SiNAT – Sistema Nacional de Avaliação Técnica como responsável pela Instituição Técnica Avaliadora – ITA/IFBQ de produtos inovadores e de sistemas convencionais. Consultor da norma de desempenho e de segurança contra incêndio.

Adriana Ambrosio_edited.jpg

Dra. Adriana Ambrosio

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade São Francisco – Itatiba/SP (2002), Mestrado na Área de Edificações em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP (2005) e Doutorado na Área de Estruturas em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP (2010). Atualmente é Coordenadora dos cursos de Engenharia Civil do UNISAL – Campus São José em Campinas/SP e Campus Dom Bosco em Americana/SP. Atuou no processo de Reconhecimento do Curso de Engenharia Civil do UNISAL – Campus São José Campinas/SP, obtendo conceito máximo (5). Docente do curso de Pós graduação em Estruturas para Construção Civil e Engenharia Diagnóstica da FACENS/Sorocaba/SP, na área de Patologia das Construções e Gestão da Qualidade. Atua com laudos técnicos, perícias e projetos de recuperação de estruturas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, propriedades mecânicas, resistência mecânica, concreto em situação de incêndio, patologias das estruturas e materiais e gestão da qualidade aplicada a construção civil, laudos, perícias e projetos de recuperação, e gestão de curso de graduação. Possui experiência em Dimensionamento de Pisos Industriais: Protendido, Tela Dupla, Reforçado com Fibra e Protendido e Estaqueado.

Savio.png

Eng. Savio Almonfrey

Major do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo. É graduado em ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO pela ACADEMIA DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL (2005) e graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012) bem como Pós Graduado em Segurança Contra Incêndio e Defesa Civil pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Atualmente é Sub-Comandante do 5º BBM (Guarapari) do CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESPÍRITO SANTO possuindo experiência de 16 anos na área de Segurança Contra Incêndio. Vencedor do Prêmio Sprinkler Brasil no ano de 2020. Mestrando em Engenharia de Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Espírito Santo. É Piloto de Helicópteros Monoturbina do NOTAer (Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria da Casa Militar do Estado do Espírito Santo).

Rubens Amaral_edited.jpg

Arq. Rubens Amaral

Pós Graduado em Engenharia de Segurança do trabalho pela USP-PECE, formação superior em Arquitetura e Urbanismo pela UNG – Universidade de Guarulhos –formação técnica em Eletrônica pela ETE Albert Einstein-SP. Ocupa o cargo de coordenador do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio – CB-24. Membro convidado do Grupo de Fomento à Segurança contra Incêndio (GSI). Colaborador da Aureon Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos desde 2007. É especificador técnico de equipamentos para iluminação de emergência com atuação nos maiores projetos da atualidade no país, como arenas esportivas, hotéis, hospitais, shoppings, edifícios corporativos, entre outros. Participou da elaboração de estudos luminotécnicos para áreas industriais e comerciais. Também realizou palestras sobre a norma de Iluminação de Emergência ABNT NBR 10.898:2013.

Marcos Faria.png

Eng. Marcos de Faria

Engenheiro Civil; Pós-graduado em Segurança Contra Incêndio e Explosões pela Escola Politécnica (São Paulo); Pós-graduado em Engenharia de Segurança pela UNG (São Paulo); Cursos de Formação de Oficiais- PMESP; Curso de Complementação Tecnológica para oficiais Fatec-SP; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO)- Mestrado -PMESP; Curso Superior de Polícia (CSP) – Doutorado – PMESP; Bacharel em Ciências Jurídicas pela UNICSUL (São Paulo); Professor de Segurança Contra Incêndio na Escola do Corpo de Bombeiros de São Paulo; Professor do CAO/CSP da PMESP na disciplina “NOVAS TECNOLOGIAS EM RESPOSTAS ÀS EMERGÊNCIAS”; Vistoriante e analista de projetos do Corpo de Bombeiros de São Paulo; Instrutor dos Cursos de Chuveiros Automáticos para Oficiais do Corpo de Bombeiros da PMESP; Chefe do Setor de Atividades Técnicas e Diretor da Área de Segurança Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Docente do curso de Segurança contra Incêndio – Sistema de Chuveiros Automáticos na YCON. Como autônomo é Sócio diretor da Reckon Engenharia de avaliação e Soluções atuando em diversos trabalhos como:  inspeções e Vistorias, avaliação de imóveis urbanos, avaliação de Maquinas e Equipamentos, Pericias judicial ou extrajudicial e Assistente Técnico, além de Executar Projetos Arquitetônicos e Executivos, proporcionando o total atendimento ao cliente final. Com grande experiência, tem sido nomeado em diversas varas do estado de São Paulo, na qualidade de Perito Judicial. Docente do curso de Vistorias e Inspeções Prediais na YCON.

Armani_edited_edited.jpg

Eng. Cassio Armani

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de SP, o Coronel Armani iniciou sua carreira na Polícia Militar de SP em 1982, se formando no Curso de Formação de Oficiais em 1986. É mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (2003 e 2011) pelo Centro de Altos Estudos em Segurança. Graduado em Engenharia Civil (2001), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (2006) e mestre em Habitação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP (2016).Durante sua trajetória concluiu diversas especializações, no Brasil e no exterior, como Prevenção de Incêndio e Comando e Controle Operacional no The Fire Service College, na Inglaterra (1994), além de possuir treinamento de Combate a Incêndio (1992) e Resposta a Emergências Químicas (1996) na Escola de Bombeiros do Texas. Há 28 anos vem empregando sua experiência no Corpo de Bombeiros, onde exerceu diversas funções, entre elas coordenador operacional e instrutor de mergulho autônomo. Atualmente, é membro do grupo de trabalho do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo, que estuda os incêndios em terminais de armazenamento de líquidos inflamáveis e comandante do CBPMESP desde janeiro de 2017.

Waldir Pereira.png

Eng. Waldir Pereira

Ex-professor do Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial (C.B.S.S.I.) Campinas – SP; Experiência no Departamento de Certificação da ABNT (nacional e internacional), atuação como colaborador na área de inspeção e auditoria para entidades estrangeiras tais como: IRAM (Argentina), COVENIN (Venezuela) e SAA (Austrália); Participação no grupo de trabalho vinculado ao CB-24 para a elaboração de normas de capacidade extintora, ex-docente da cadeira de Proteção Contra Incêndio e Explosão do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial); Especialista na área de normalização técnica, incluindo as Normas NBR ISO 9000; Consultor de empresas no segmento de fabricação e prestação de serviços na área de extintores de incêndio e chuveiros automáticos (sprinklers). Autor do capítulo 9-Extintores de incêndio, do livro FUNDAMENTOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFICAÇÕES- Proteção passiva e ativa- FSCIE - PPA, sendo os organizadores a FUNDABOM e FIREK, EDITADO EM 2019, TENDO COMO FOMENTADOR O CREA-SP.

RICARDO TAMIETTI - DIVULGAÇÃO.jpeg

Eng. Ricardo
Prado Tamietti

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG em 1994, onde também concluiu os cursos de pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações e em Sistemas de Energia Elétrica com ênfase em Qualidade de Energia. Grande experiência na elaboração, coordenação e gerenciamento de projetos de instalações elétricas industriais e sistemas prediais, tendo atuado nas áreas de educação corporativa, desenvolvimento de engenharia, sistema de gestão da qualidade, engenharia de projetos, planejamento e controle, gerenciamento de contratos, de projetos e de equipes técnicas de eletricidade. Auditor especializado em sistema de gestão da qualidade para empresas de engenharia, segundo prescrições da ABNT NBR ISO 9001.

Membro da Comissão de Estudos CE-064.01 da ABNT/CB-03 - Comitê de Eletricidade da ABNT. Autor de livros, softwares e artigos técnicos na área de instalações elétricas. Na área acadêmica, atua como Coordenador técnico e docente de cursos de pós-graduação lato sensu direcionados ao ensino da engenharia de projetos industriais. Mantém na internet o portal de e-books para engenharia www.engeweb.eng.br.

fotoMCS.PNG

Eng. Marcos Siqueira

Engenheiro mecãnico (fei), com pós graduação em: Especialização em gases combustíveis e Administração de empresas – (esan). 32 anos de experiência no mercado e indústria do gás, atuando na cia ultragaz nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, engenharia, operações, normalização e qualidade. Vice-presidente, diretor de marketing e comunicação do Instituto paulista de excelência da gestão-IPEG. Agraciado com a medalha do centenário do corpo de Bombeiros do estado de sp 1º grupamento. Coordenador da comissão de estudos na ABNT para revisão das normas de: Centrais de glp, sistema de abastecimento à granel e armazenamento de recipientes transportáveis de glp. 

Participante de comissões técnicas do Inmetro, Sindigás, projeto GLP qualidade compartilhada, entre outras. 

PARTICIPAÇÃO E PALESTRANTE EM CONGRESSOS, FEIRAS E VISITAS INTERNACIONAIS NOS ESTADOS UNIDOS, CHILE, ARGENTINA, MÉXICO, ALEMANHA E PORTUGAL. 

MEMBRO DO GRUPO DE TRABALHO na World LPGas Association WLPGA para elaboração e revisão dos manuais: GUIDELINES FOR GOOG SAFETY PRACTICES IN THE LP GAS INDUSTRY e GUIDELINES FOR GOOD BUSINESS PRACTICES IN THE LP GAS INDUSTRY. 

Atualmente: GERENTE DE NORMATIZAÇÃO EQUALIDADE na CIA. ULTRAGAZ S.A. 

Wagner Mora.jpg

Cel. Wagner Mora

Administração de Segurança Pública pela Academia Militar do Barro Branco, turma de 1988. Bacharel Ciências Jurídicas pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), turma de 1992. Bombeiro Oficial pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, com Complementação da Formação de Bombeiros pela FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), turma de 1990. Mestrado Latu Sensu – Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – turma 2009, doutorado em “Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública” Curso Superior de Polícia (Doutorado), turma 2012.

001.png